quinta-feira, 29 de julho de 2010

De Stijl (1917 e 1931) 4 Mondrian

Mondrian. processo de abstração

Figuras de Renato de Fusco. Arte Contemporânea. Martins Fontes

- a linguagem neoplástica tem uma atitude analítica em relação à arte e dedica-se à reexaminá-la, a partir de Seurat e Cézane, na linha auto-reflexiva. Acredita numa lógica “evolutiva” das formas naturalísticas à abstração. Donde o termo abstrato significa: “invenção de um sistema de arte constituído por unidades de base constantes e por regras gramaticais e sintáticas precisas, que tornam possível o seu funcionamento em contextos diferentes”. A abstração do the Stijl tem esse significado essencial: “reduzir a variedade infinita do universo fenomênico a elementos limitados e constantes” e a regras combinatórias.
Concretismo, reavaliação da denominação da abstraçãopor volta de 1930, uma nova concepção da arte da formatividade. O produto da arte (abstrata) constitui um objeto concreto.
Abstração significado dicionário:
O termo abstrato vem de abstrair, que significa tirar, remover, trazer de dentro. Fazer uma abstração significa, assim, considerar um aspecto de alguma realidade desprezando outros, trazer à luz certas características de alguma coisa fazendo abstração das demais. Abstração - Operação pela qual o espírito separa mentalmente coisas de fato inseparáveis.
Abstrato - O que resulta de uma abstração. O contrário de concreto.

Nenhum comentário: